NOVA IORQUE, 29 de abr de 2011 às 10:00
Victor Mooney é um americano que sobreviveu em alto mar por 14 dias de naufrágio, sem comida, e que atribui este fato a uma especial intercessão do Papa João Paulo II que será beatificado este domingo em Roma. Mooney foi resgatado no dia 10 de março passado a bordo de uma balsa salva-vidas no Oceano Atlântico, por um navio de carga grego que ia rumo ao Brasil.
Mooney conta que o Papa peregrino o abençoou no ano 2004 e que esta bênção, no dia internacional de luta contra a AIDS, ajudou de alguma forma a salvar-lhe a vida.
Em um comunicado onde comunica este fato, o homem de 45 anos que reside na localidade nova-iorquina de Queens, assinalou que "Deus enviou seus anjos para me proteger e certamente o Santo Padre interveio nisto".
A agência AFP comunicou que Mooney foi resgatado no dia 10 de março passado a bordo de uma balsa salva-vidas no Oceano Atlântico, por um navio de carga grego que ia rumo ao Brasil e que captou seu sinal de SOS por rádio.
Victor tinha zarpado da África no dia 26 de fevereiro e se propunha chegar remando a Nova Iorque a bordo de um barco que naufragou pouco depois, ficando à deriva em uma balsa durante duas semanas.
Era sua terceira tentativa fracassada de cruzar o Atlântico a remo, com o propósito de fazer publicidade dos exames voluntários de HIV e solicitar recursos para a luta contra a AIDS.
Mooney relata que ao ser resgatado "um homem caminhou até o final do barco, olhou-me e retornou. Eu era visível e usei uma lanterna para iluminá-lo e para me iluminar e que ele me pudesse ver. Concentrei-me em minha missão que se fundamenta em salvar vidas".
A viagem a Roma de 2004 do Victor foi apoiado pela Diocese de Rockville Centre, o Cardeal Francis Arinze, Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e a Alitalia.