APARECIDA, 3 de out de 2011 às 18:14
Nesta segunda-feira, no Santuário Nacional de Aparecida, o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis junto do Reitor do Santuário, Padre Darci Nicioli, apresentaram aos jornalistas a programação da Novena e Festa da Padroeira 2011 e todos os detalhes dos eventos que marcarão a ocasião.
“Temos certeza que a Novena desse ano será muito especial e está repleta de muitas surpresas. O mais importante é que o devoto de Nossa Senhora Aparecida consiga viver intensamente esse momento de oração e reflexão”, afirmou Dom Damasceno.
“O tema desse ano nos faz refletir sobre o Coração Materno de Deus e temos muito a falar sobre isso. A cada dia um pregador fará uma reflexão especial e aguardamos um resultado positivo”, afirmou também o prelado.
À sua vez, o Reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, lembrou que a novena é uma catequese e que todos acabam aprendendo muito com os temas.
“Temos a certeza que a novena é uma catequese e não teria sentido realizarmos esses 9 dias de oração, se não fosse para catequizar os devotos da Mãe Aparecida”, disse o sacerdote redentorista.
Com relação ao movimento esperado durante as festividades da Padroeira, padre Darci mencionou que cerca de 600 mil devotos são esperados durante os dias de festa.
“Acreditamos que o Santuário irá receber cerca de 100 mil pessoas no dia 12 de outubro. Por ser um feriado muito prolongado o movimento deve ser diluído entre o final de semana que antecede a festa e a quarta-feira, dia 12. Mas, com certeza, nesses 5 dias, vamos receber algo em torno de 600 mil pessoas”, disse o Pe. Darci.
“Quero ressaltar, que para o mês de outubro deveremos atingir a marca de 1 milhão e 300 mil pessoas”, recordou o sacerdote reitor do maior Santuário Mariano do mundo.
Dom Damasceno lembrou os preparativos para a Romaria Nacional da Juventude que será celebrado no Santuário Nacional durante o feriado da Proclamação da República no próximo 15 de novembro.
“Serão dias de oração. A igreja tem pensado muito em nossos jovens e dedicado espaço especial para eles. Essa Romaria Nacional vai acontecer pelo terceiro ano aqui no Santuário, cada vez mais reunindo milhares de jovens", afirmou o cardeal.
"Temos uma preocupação especial com os jovens e por isso a CNBB, desde o ano passado, dedica espaço especial, com a criação da Comissão para a Juventude. O resultado tem sido maravilhoso. Basta observarmos a participação do Brasil na Jornada Mundial da Juventude”, concluiu Dom Raymundo Damasceno.