Vaticano, 14 de dez de 2011 às 09:45
Depois de anunciar na segunda-feira na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe que viajará a Cuba e México antes da Páscoa de 2012, o Papa Bento XVI expressou hoje seu desejo de fazer esta viagem "com a ajuda de Deus".
Em sua saudação em espanhol aos peregrinos do estado de Puebla encabeçados por seu governador, o Sr. Rafael Moreno Rosas, o Santo Padre agradeceu sua presença assim como "as mostras do rico artesanato mexicano que trouxeram, e espero, com a ajuda de Deus, poder ser eu quem visite seu país esta vez".
Na segunda-feira 12, na Missa pela Festa de Guadalupe na qual celebrou a independência da América Latina, o Papa disse que irá a Cuba e ao México a "proclamar ali a Palavra de Cristo e se afiance a convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar com uma fé robusta, uma esperança viva e uma caridade ardente".
Fontes do Vaticano informaram ao grupo ACI que o Papa estará no México entre o 23 e 26 de março de 2012. Ao finalizar sua visita à cidade de León no estado do Guanajuato, voará a Havana, em Cuba, aonde ficará até o dia 28.
O presépio mexicano
Os artesãos mexicanos do estado de Puebla elaboraram diversas figuras natalinas para formar o Presépio que será colocado no Vaticano.
Além desta entrega das imagens também se realizará uma exposição fotográfica na Sala Paulo VI que estará dedicada a mostrar as riquezas do estado de Puebla.
O Presépio do Vaticano é conhecido como um dos maiores do mundo. México se fez presente quatro vezes consecutivas em Roma com este presente.
Em espanhol o Papa também alentou a "todos a reforçar nossa relação pessoal com Deus mediante a oração, que nos fará também mais irmãos ente nós. Muito obrigado".