MADRI, 4 de mar de 2005 às 12:42
Sob o lema " adoração e entrega", a Arquidiocese de Pamplona organizará no domingo 6 e sábado 12 de março as peregrinações ao Castelo de Xavier, conhecidas popularmente como "Javieradas”.
As Javieradas -conforme explicaram os organizadores- são uma nova oportunidade de conversão em que recordamos o peregrinar de São Francisco Xavier à luz do Evangelho.
O evento reúne a cada ano a milhares de peregrinos no castelo de Xavier que com o passar do trajeto são resguardados por agentes de Polícia, voluntários de Cruz Vermelha e agentes de tráfico.
Nesta sexta-feira iniciarão a marcha os peregrinos provenientes da Ribeira depois farão o próprio os caminhantes no Jugo, onde se abrirá o primeiro posto de atenção sanitária.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Polícia pede aos peregrinos caminhar em duas filas e adverte aos veículos que transitem por vias peregrina respeitar os limites de velocidade estabelecidos.
A edição número 65 da peregrinação se apresenta como preâmbulo da Xvierada de 2006, data em que se celebrará o V centenário do nascimento de São Francisco Xavier.
Javier foi um santo Navarro, amável, que arriscou sua vida muitas vezes em terra e em mar, apóstolo das missões, da juventude, dos esportes e do turismo.