Roma, 15 de mar de 2012 às 08:11
O Presidente da American Bible Society na América hispânica, Mario Paredes, viajou a Roma para animar os homens e mulheres de hoje a redescobrirem as sagradas escrituras das que sempre emana, apesar das adversidades da história, a verdade fundamental de Deus.
Para impulsionar a leitura da Bíblia, Paredes apresentou -em colaboração com o Conselho Pontifício para a Cultura-, a mostra "Verbum Domini", uma exposição que reúne pela primeira vez fora dos Estados Unidos mais de 150 objetos de grande importância histórica cedidos pela Coleção The Green, a maior coleção privada do mundo em questão de textos bíblicos e documentos singulares.
Em declarações ao site EWTN Notícias, Paredes assinalou que o objetivo da amostra era convidar as pessoas a redescobrirem as fontes históricas das Sagradas Escrituras, o livro que "em meio de tantas adversidades através da história, nos leva a perceber que há uma verdade fundamental que vem da Bíblia".
Esta exposição é uma resposta "aos ensinamentos do Papa Bento XVI sobre a sobre a Bíblia em sua Exortação pós-sinodal Verbum Domini", explicou.
Paredes, indicou que "sem dúvida, esta é uma mostra que contribui com o convite da Igreja à Nova Evangelização, a voltar a mostrar ao mundo como devemos apresentar o kerigma, a mensagem da fé, que nosso Senhor Jesus Cristo, como o apresentamos hoje no mundo secularizado, pós-moderno que nos apresenta muitos desafios".
Além disso, o perito considerou que a novidade reside no fato de que conseguir convidar todos os fiéis das religiões monoteístas: judeus protestantes, católicos e muçulmanos, a redescobrirem as raízes históricas da Bíblia.
Verbum Domini é "um convite a redescobrir o Deus da Bíblia, ao Deus de Jesus, a pessoa que revelou nosso Pai, nosso Deus criador", concluiu.
Situada no Braço do Carlos Magno da Praça de São Pedro, a exposição permite ao visitante experimentar uma visita a uma sinagoga do século III de Dura Europos e até entrar na Câmara de Jerusalém da Abadia de Westminster. Também inclui uma reprodução das grutas de Qumrán, onde foram achados os manuscritos do Mar Morto.
A exposição Verbum Domini permanecerá aberta até o próximo 15 de abril em Roma.