O Códice Calixtino, manuscrito que foi roubado no dia 5 de julho de 2011 e encontrado na quarta-feira passada em uma garagem no povoado de Milladoiro, comunidade autônoma espanhola da Galícia, já se encontra de volta na Catedral de Santiago de Compostela.

No domingo 8 de julho às 10:50 a.m. realizou-se uma cerimônia simbólica na qual o Presidente da Espanha, Mariano Rajoy, fez a entrega do manuscrito ao Arcebispo do Santiago de Compostela, Dom. Julián Barrio.

No ato o Prelado expressou sua alegria porque o manuscrito "volta para seu lugar" e, à sua vez, afirmou que a Igreja "não economizará esforço algum" para proteger sua segurança.

Por sua parte Rajoy assinalou que "este legendário manuscrito do século XII tem um proprietário, mas todos o sentimos como nosso", e acrescentou a necessidade de realizar "um esforço maior" na hora de proteger sua segurança.

A devolução do manuscrito produziu-se dois dias depois de terem sido enviados à prisão provisória o ex-eletricista da Catedral, que confessou o roubo do livro, assim como sua esposa e filho acusados de lavagem de dinheiro.

O Códice Calixtino, datado no século XII, é considerado um dos livros históricos mais importantes do mundo e constitui uma espécie de guia para os peregrinos que seguiam o Caminho do Santiago em sua viagem até o santuário da cidade de Compostela.

O texto contém uma série de conselhos, descrições da rota, das obras de arte, assim como dos costumes locais dos habitantes ao longo do Caminho.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: