VATICANO, 14 de ago de 2012 às 15:49
Nesta segunda-feira, 13, o Papa Bento XVI fez um chamado à solidariedade após o terremoto ocorrido no Irã que matou 300 pessoas, e as chuvas torrenciais nas Filipinas e na China onde faleceram outras várias dezenas de vítimas.
Ao concluir a oração do Angelus dominical e falando em italiano, o Santo Padre disse: "queridos irmãos e irmãs, meu pensamento vai neste momento às populações asiáticas, em particular das Filipinas e da República Popular da China, duramente golpeadas por violentas chuvas, como também as do noroeste do Irã, afetadas por um violento terremoto".
Conforme informa a agência EFE, no Irã morreram 306 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, e outras 3000 resultaram feridas.
Logo depois dos dois fortes terremotos do sábado 11 de agosto, registrou-se 116 réplicas, e os trabalhos de resgate seguem seu curso, "para assegurar aos sobreviventes refúgio e comida", assinalou o ministro iraniano Mostafa Mohamad Nayar.
Estes fatos junto às fortes chuvas na China e Filipinas, disse o Santo Padre, "provocaram numerosas vítimas e feridos, milhares de danificados e enormes danos".
Por estas razões, concluiu Bento XVI, "convido-os a unir-se à minha oração pelos que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por estas devastadoras calamidades. Que não falte a estes irmãos nossa solidariedade e nosso sustento".