ROMA, 3 de set de 2012 às 13:48
O homem mais rápido do mundo que tem o recorde mundial dos 100 metros planos com 9,58 segundos, o jamaicano Usain Bolt, recebeu um convite para dar uma conferência sobre liberdade religiosa no Vaticano.
"Buscamos um ponto em comum entre as diferentes religiões. Acima de tudo queremos concentrar-nos no valor absoluto da liberdade religiosa como direito humano", disse ao grupo ACI em 31 de agosto a organizadora do evento, Giovanna Abbiati.
A conferência TEDx Via della Conciliazione será realizada em Roma dia 19 de abril de 2013 sobre o tema "Liberdade religiosa hoje" e conta com o auspício do Pontifício Conselho para a Cultura, através do projeto "Pátio dos Gentis", criado para o diálogo com crentes e não crentes.
Entre os que já confirmaram a sua participação no evento estão o ex-jogador da NBA, Vlade Divac, a cantora cubana-americana Glorifica Estefan. Espera-se ainda a confirmação do jogador de futebol da Costa do Marfim e ex-membro do Chelsea inglês, Didier Drogba.
Usain Bolt, de 26 anos de idade, ganhou nas últimas Olimpíadas de Londres três medalhas de ouro. Como católico, é conhecido por fazer o sinal da cruz antes de cada uma das competências nas que participa.
Em declarações ao grupo ACI no dia 31 de agosto, a historiadora da arte e participante do evento, Elizabeth Lev, disse que está "emocionada por saber que a arte e a beleza vão juntas com a excelência física".
Disse também que "espero com ânsias poder promover uma conversação hodierna entre a arte, a fé e as conquistas atléticas, da mesma forma que a primeira comunidade cristã elogiava as mesmas qualidades em seus Santos e a espiritualidade".
A iniciativa TED – Tecnologia, Entretenimento e Desenho – foi fundada na Califórnia (Estados Unidos) em 1948 para promover "ideias que valem a pena compartilhar". Permite aos oradores falar durante 18 minutos sobre um tema em particular eleito por eles.
"Ao acolher o TEDx no Vaticano queremos promover a mensagem de paz e que a liberdade religiosa constitui uma importante dimensão para a cultura de paz", comentou Giovanna Abbiati.
O Site do evento é:
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: