ROMA, 20 de set de 2012 às 11:11
Ao começar as aulas em nove seminários maiores na China continental, os 80 novos seminaristas que iniciaram seu caminho para o sacerdócio, um a mais que no ano passado, alentam a esperança dos católicos neste país asiático.
A agência vaticana Fides assinala que todos os seminários da China já começaram seus trabalhos, exceto o da diocese de Shang Hai, o Seminário de She Shan.
O Faith Institute for Cultural Studies FICS, informa que o Seminário de He Bei conta com 26 novos seminaristas, o Seminário Nacional tem 13, o de Shen Yang 13 também, 12 nos de Ji Lin e Shaan Xi; 2 para o de Pequim e o de Si Chuan.
Os Seminários de San Xi e Zhong Nan não têm novos seminaristas para este ano. Em total, atualmente há 486 seminaristas que se preparam para o sacerdócio em 9 seminários.
Em junho, 52 seminaristas terminaram o seu tempo de formação e já se formaram: 20 do seminário de He Bei; 16 do de Shan Xi; 11 do Nacional e do de Shaan Xi; 5 de Ji Lin.
Segundo o diretor adjunto do FICS, graças a uma maior consciência da importância da formação, uma necessidade particular na China, quase todos os seminários têm aberto suas portas as religiosas, organizando cursos de teologia, pastoral, catequese, destinados a elas.
Também de acordo com as estatísticas do Instituto, na atualidade há 213 religiosas que estudam nos seminários (sobre tudo nos de Shan Xi, Shen Yang, He Bei e Shaan Xi, que foi o primeiro em abrir suas portas às irmãs).
Quase a metade delas vão ao Seminário Maior de Shaan Xi, que conta com 102 estudantes religiosas.