RIO DE JANEIRO, 2 de out de 2012 às 14:37
Concluído no Rio de Janeiro neste domingo, 30 de setembro, o Festival Halleluya Rio 2012 foi uma grande festa da juventude carioca na qual foram lançadas também iniciativas de evangelização com jovens e visitantes de todas as idades que foram ao Cristo Redentor. O evento contou com a presença de Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê que prepara a JMJ Rio 2013.
Contando com atividades como o Festival da Juventude, campanha de acolhida, serviço de voluntários, Hino e Oração oficiais, missa com preces em diferentes idiomas, foram muitos os elementos do Halleluya Rio que permitiram os jovens viverem, faltando menos de um ano para o grande encontro com o Papa, um clima de Jornada Mundial da Juventude.
O evento foi realizado com uma parceria da Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Comunidade Católica Shalom e ocorreu aos moldes de uma JMJ para preparar os jovens cariocas para o evento com o Papa Bento XVI e milhões de jovens do Brasil e do mundo em julho de 2013.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, Dom Orani Tempesta, em suas falas no sábado e domingo, incentivou a multidão a participar da JMJ Rio2013 como peregrinos, voluntários e famílias de acolhida.
Durante o Halleluya também funcionou um serviço de atendimento médico com a mesma equipe que está sendo montada para atuar na JMJ Rio2013 um stand de acessórios com a marca da Jornada.
Por outro lado, o Halleluya foi ocasião de dar destaque para o Projeto Juventude para Jesus, da Comunidade Católica Shalom, que lançou o projeto Acamps Rio 2013. Trata-se de um acampamento católico com uma média 200 participantes por ano, ocorrendo sempre no período das férias de janeiro, durante uma semana inteira. Segundo a coordenadora do stand do Acamps no festival Halleluya Rio, Renata Tinoco, o objetivo é levar os jovens a uma experiência com o outro, a partir da fraternidade e convivência com jovens da mesma idade, durante os momentos de lazer, e acima de tudo uma experiência real com Deus. A faixa etária dos participantes é a partir de 13 até 30 anos de idade.
Outra iniciativa lançada no Halleluya pelo próprio arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na tarde deste domingo, 30, foi a ação de evangelização semanal da Comunidade Católica Shalom no Santuário do Cristo Redentor. A evangelização, que acontecia todo dia 12 de cada mês, agora será realizada em todos os finais de semana, a partir de outubro, o mês das Missões.
De acordo com os organizadores, a ação, além de evangelizar as pessoas que estarão visitando o monumento, também promoverá a divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Os missionários da comunidade Shalom irão fazer a evangelização de pessoa a pessoa, com atividades como a oração do Rosário em várias línguas e outras atividades apostólicas aos pés do Cristo Redentor.
Segundo a coordenadora da ação, Karliany Moura, um dos objetivos da ação será que os visitantes descubram que o Cristo Redentor é um santuário e não apenas um ponto turístico. “Os jovens explicarão, levarão as pessoas a conhecer a capela do Cristo Redentor e também, se a pessoa quiser, pegarão o e-mail da pessoa para manter contato com ela”, disse.
De acordo com o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, a ação irá mostrar o Cristo de braços abertos de maneira concreta.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
www.halleluyario.wordpress.com