ROMA, 23 de out de 2012 às 08:16
Ontem 22 de outubro a diocese de Roma –e algumas outras no mundo que solicitaram aderir-se à celebração– comemoram a festa do Beato João Paulo II, elevado aos altares pelo Papa Bento XVI em 1 de maio de 2011.
Entre os diversos atos que se realizaram para celebrar esta data, uma relíquia com o sangue do Papa polonês foi levada ao Santuário da Virgem de Lourdes na França, acompanhando a peregrinação que organiza a União Nacional Italiana para o Transporte de Doentes a Lourdes e aos Santuários Internacionais (UNITALSI), do 21 ao 27 de outubro.
O Papa Bento XVI beatificou a João Paulo II no dia 1º de maio de 2011 ante 1 milhão de pessoas vindas de distintas partes do mundo à Praça de São Pedro no Vaticano. Nesse dia se estabeleceu a celebração de sua festa em Roma cada 22 de outubro.
"Bem-aventurado és tu, amado Beato Papa João Paulo II, porque acreditaste! Pedimos-te que continue sustentando desde o Céu a fé do Povo de Deus!", assim concluía sua homilia Bento XVI ao beatificar a Karol Wojtyla.
Ontem se cumpriram 34 anos desde o início do Pontificado do Beato. Naquela oportunidade, em 1978, o Papa peregrino disse: "meu pensamento se dirige agora para o mundo de língua espanhola, uma porção tão considerável da Igreja de Cristo. A vós, irmãos e filhos queridos, chegue neste momento solene a afetuosa saudação do novo Papa".
"Unidos pelos vínculos de uma comum fé católica, sejam fiéis a sua tradição cristã, feita vida em um clima cada vez mais justo e solidário, mantenham sua conhecida proximidade ao Vigário de Cristo e cultivem intensamente a devoção a nossa Mãe, Maria Santíssima".