SÃO PAULO, 30 de out de 2012 às 16:30
Ao retornar de Roma, onde participou, com o Papa Bento XVI, da assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, tomou conhecimento ontem da série de assassinatos de policiais militares e de cidadãos civis ocorridos nas ultimas semanas em São Paulo.
Sensibilizado com a dor dos familiares das vítimas e desejoso de que a violência se encerre, Dom Odilo publica o “Apelo à Paz” abaixo.
O arcebispo embarcou hoje para Brasília, onde participará do Conselho Permanente da CNBB e de reuniões sobre a implantação do Acordo Brasil/Santa Sé. Retornando para a cidade na próxima sexta-feira, 2, ele deverá rezar especialmente pelas vítimas da violência na missa em que celebrará, por ocasião do Dia de finados, no Cemitério da Vila Formosa, às 15h.
Segue abaixo na íntegra a nota do Arcebispo da capital paulistana enviada à Redação de ACI Digital:
Que a paz reine em toda a cidade!
Os fatos de violência e morte acontecidos em São Paulo nestes últimos dias nos enchem de apreensão e tristeza. As vidas ceifadas, a dor dos familiares, a insegurança e o medo que se abatem sobre muitos não nos podem deixar indiferentes.
A vida de cada pessoa é preciosa e deve ser respeitada; a justiça com as próprias mãos, não importando os motivos, é uma escolha errada e a violência não é capaz de produzir a paz; ela só gera ódio e mais violência.
Por isso, ao mesmo tempo que me solidarizo com as pessoas que são vítimas dessa onda de violência e faço minha a dor de cada uma, não posso deixar de desaprovar o recurso à violência para a solução de conflitos ou para a afirmação de interesses. Faço um apelo veemente à calma e à reflexão, para que se desarmem os espíritos e se deixem de lado as armas de morte!
Que o caminho para a paz em nossa Cidade seja o respeito profundo por todo ser humano, o diálogo e a promoção da verdadeira justiça social. Que a cidade de São Paulo seja casa acolhedora para todos. Que o Deus do amor e da paz habite nossa cidade e nos proteja!