VATICANO, 8 de nov de 2012 às 15:19
O Papa Bento XVI expressou seu profundo pesar pelo terremoto ocorrido na Guatemala ontem, que afetou a numerosas pessoas deixando pelo menos a 50 falecidos, e elevou suas orações por essa nação centro-americana.
Em um telegrama enviado a Dom Rodolfo Valenzuela, Bispo de Vera Paz e Presidente da Conferência Episcopal da Guatemala, o Santo Padre afirma estar "Profundamente entristecido ao saber da notícia do terremoto que ocasionou numerosas vítimas e feridos, assim como incontáveis danos materiais nesse amado país".
Segundo as últimas informações entregues pelo presidente da Guatemala, Otto Pérez, que viajou a San Marcos, a zona mais afetada pelo terremoto, os feridos chegam a 155, 23 continuam desaparecidos e mais de 17 mil foram afetados pelo terremoto.
Pérez explicou em conferência de imprensa que, dos falecidos, 39 pessoas morreram no Estado de San Marcos, oito em Quetzaltengo e um em Sololá e mais três na zona oeste e noroeste do país.
O mandatário decretou três dias de luto nacional pelas vítimas do sismo e chamou os guatemaltecos para que a partir desta quinta-feira retomem suas atividades normais, embora, destacou que o estado de alerta se mantêm em todo o país.
Muitos habitantes em San Marcos optaram por dormir ontem à noite nas ruas, ante a eventualidade de um novo sismo e por temor às réplicas do terremoto de 7, 4 graus na escala Richter.
Em sua mensagem, o Papa Bento XVI expressou aos guatemaltecos "proximidade espiritual, enquanto ofereço fervorosos votos para o eterno descanso dos falecidos e elevo orações ao Onipotente, para que conceda o seu consolo aos afetados por tão grande desgraça e inspire em todos sentimentos de solidariedade fraterna para enfrentar as adversidades".
"Também encorajo encarecidamente as comunidades cristãs, instituições civis e pessoas de boa vontade para que, nestes tristes momentos, prestem uma ajuda eficaz às vítimas, com espírito generoso e solícita caridade".
Para concluir, o Santo Padre disse que "Com estes sentimentos, enquanto invoco a amorosa proteção de Nossa Senhora do Rosário, imponho a confortadora Benção Apostólica, como sinal de afeto ao querido povo guatemalteco, tão presente em meu coração".