VATICANO, 29 de nov de 2012 às 19:13
O Papa Bento XVI estreará sua conta pessoal de Twitter em dezembro. Para o lançamento está programada uma conferência de imprensa no Vaticano na segunda-feira, 03/12.
Na coletiva de imprensa estarão presentes o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, o Secretário desse dicastério, Mons. Paul Tighe, o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, o diretor de L´Osservatore Romano, Gian Maria Vian, e o novo assessor de comunicação da Secretaria de Estado vaticana, Greg Burke.
Representando a rede social Twitter também estará presente na conferência de imprensa a sua Diretora de Inovação Social, a doutora Claire Diaz-Ortiz.
No último 9 de novembro, o Padre Lombardi explicou ao grupo ACI que "estivemos falando há algum tempo sobre ter (uma conta de) Twitter em representação do Papa".
Embora na conta o Papa não escreverá pessoalmente as mensagens, elas contarão com sua aprovação.
Os tweets estarão em cinco ou seis idiomas. Acredita-se também que algumas das mensagens estarão escritas em latim, o idioma oficial da Igreja Católica.
O Santo Padre já usou Twitter antes, quando inaugurou o novo site de notícias do Vaticano. Naquela oportunidade escreveu: "Queridos amigos, acabo de lançar news.va. Louvado seja Jesus Cristo! Com minha oração e bênção, Benedictus XVI".
Sobre a conta do Papa, um funcionário do Vaticano disse ao Newsmax que "os tweets serão pouco frequentes e seu conteúdo provavelmente não será muito diferente dos seus textos e em muitas ocasiões apontarão às coisas que o Papa diz".