VATICANO, 18 de mar de 2013 às 15:59
O anel do pescador, que é usado pelos pontífices e que será usado pelo Papa Francisco a partir da manhã de 19 de março quando celebrará a Missa de inauguração de seu pontificado, não será de ouro.
Assim indicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, quem disse que o "anel do pescador" chama-se assim porque São Pedro era efetivamente um pescador e Jesus o converteu em pescador de homens.
Agora, disse, no anel pode-se apreciar a imagem de São Pedro com suas chaves.
O material do qual está feito é prata dourada e é obra de um importante artista italiano chamado Enrico Manfrini, que já tem feito diversas obras de arte sacra.
O modelo foi apresentou ao Papa por parte do mestre de cerimônias pontifícias, quem também mostrou ao pontífice outras duas possibilidades.
Esta é outra mostra da simplicidade do Pontífice que no dia de sua eleição se apresentou no balcão do Vaticano, diante de uma abarrotada Praça de São Pedro, com a cruz peitoral de ferro que usava como Arcebispo e tampouco usou a mozzeta, a grande estola bordada de cor vermelha com a qual apareceram em sua apresentação os anteriores Papas.