SAN SALVADOR, 14 de jun de 2004 às 15:22
O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou seu apoio ao foro de consulta iniciado nesta semana para discutir uma nova lei contra as ‘maras’ ou gangues, um dos principais problemas sociais no país.
O Prelado afirmou que “estamos interessados na consulta que está sendo feita sobre a lei ‘antimaras’, me dá muita alegria que participem representantes da Igreja na mesas de discussão e análises”.
O Governo salvadorenho convocou recentemente os deputados de todos os partidos políticos, à Procuradoria para a Defesa dos Direitos Humanos e a Igreja para analisar a necessidade de uma normativa permanente contra as as bandas criminosas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Atualmente está vigente a Lei para o Combate de Atividades Delinqüentes de Grupos Criminosos Especiais, que vence no final de junho e que teve uma duração de três meses.
Esta lei foi aprovada assim que caducou a “Lei Antimaras” aprovada em outubro de 2003 e que foi declarada inconstitucional pela Suprema Corte de Justiça (CSJ). Ambas normativas foram criticadas pelos juízes que as classificaram de “inaplicáveis”.