Rio de Janeiro, 11 de jun de 2013 às 17:18
“Anchieta – Para todas as tribos” é o nome do musical que será apresentado durante o festival da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 aos peregrinos de todo o mundo, homenageando um dos intercessores da JMJ.
O Beato José de Anchieta é conhecido como o "apóstolo do Brasil" por revelar o Evangelho de Cristo aos índios do Brasil. O musical foi elaborado com a intenção de trazer ao conhecimento dos jovens a trajetória de vida do jesuíta.
A história do beato é contada desde a sua juventude até a chegada na América e a evangelização das tribos. A principal lição que a peça quer transmitir é de que todos os batizados têm o dever de evangelizar as demais nações.
A trilha sonora é do músico potiguar Eduardo Taufic e o elenco conta com atores, cantores e bailarinos, formando um espetáculo de identidade brasileira e barroca.
José de Anchieta chegou ao Brasil com 19 anos, em 1553 e exerceu muitas funções por aqui, foi missionário, sacerdote, historiador, professor e poeta. Além de catequizar, Anchieta também aprendeu muito com os índios, principalmente no que diz respeito ao uso de plantas para fins medicinais.
No último domingo, 9 de julho, a Igreja comemorou o dia do Beato José de Anchieta, que recebeu esse título do Papa João Paulo II em 1980.