A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos faz parte da programação do Festival da Juventude da JMJ Rio2013, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

Segundo o gerente de Eventos Culturais da JMJ Rio2013, “ela será a maior exposição já realizada para uma edição do evento, resultado do apoio inédito de diversas instituições da Santa Sé (Vaticano) e da Itália”, garante.

A exposição será inaugurada no dia 10 de julho pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), e traz para o Brasil mais de cem obras-primas vindas dos Museus Vaticanos e das principais instituições italianas, como o Museu do Palácio Venezia,  a Galeria Borghese e os Museus Capitolinos (Roma), o Museu de Capodimonte (Nápoles), a Galeria Nacional de Marche (Urbino) e a Galeria Palatina (Florença), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e a Fábrica de São Pedro.
 
A mostra apresenta pinturas, esculturas, joias e relíquias divididas em quatro módulos. O primeiro trata das representações dos diversos episódios da vida de Cristo, inclusive a primeira representação conhecida de Jesus Cristo, de autor desconhecido, datada entre os séculos III e V; o segundo será dedicado à missão e à vocação dos apóstolos Pedro e Paulo, com achados e obras de arte da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Já o terceiro módulo da mostra terá como tema a Virgem Maria; e o último módulo é dedicado a obras e relíquias que remetem à vida dos santos, em homenagem ao Rio de Janeiro, o público poderá ver de perto o relicário que abriga os restos mortais do crânio de São Sebastião, padroeiro da cidade.

A exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, em conjunto com o governo federal do Brasil, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Museu Nacional de Belas Artes.
 
SERVIÇO
A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos
10 de julho a 13 de outubro de 2013
Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro – RJ
Horários de funcionamento: das 9h às 21h, de terça a domingo
Atendimento a grupos: não haverá agendamento para grupos ? visitação por ordem de chegada das escolas.
Valor da entrada: R$ 8 e R$ 4 a meia entrada

Gratuidade: De segunda a sábado, no horário das 17h às 21h, e aos domingos. Além disso, membros do ICOM, servidores do IBRAM e do IPHAN, maiores de 65 anos e menores de 10 anos, professores da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal), também têm entrada franca em qualquer dia e horário.


 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: