A 28° edição da Jornada Mundial da Juventude começa oficialmente amanhã, 23, mas o Santo Padre já está em solo brasileiro e, inclusive, chegou alguns minutos antes do horário previsto. Às 15h50min a aeronave pousou e o Papa Francisco foi recebido fervorosamente por jovens que gritavam: “Ei, Papa Francisco! Nós somos os jovens de Cristo”, e também pelo Coral da Paz, formado por 120 crianças e jovens das paróquias do Rio.

A presidente da república Dilma Rousseff o esperou no pé da escada e ao cumprimentar o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os dois se abraçaram calorosamente.

Também estavam aguardando o Sumo Pontífice, o vice-presidente Michel Temer, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, diretores do Comitê Organizador Local (COL), bispos auxiliares da arquidiocese e uma multidão que o aguardava do lado de fora.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Papa seguiu de carro fechado até a Catedral Metropolitana, no centro do Rio, e depois seguiu de papamóvel para saudar os fiéis, que cercavam o carro e tentavam se esquivar da segurança, a todo custo, para alcançar o Santo Padre. Em todos os momentos, o Papa Francisco se manteve próximo ao povo e até chegou a abraçar e beijar alguns fiéis.

Ainda hoje o Sumo Pontífice participou de uma cerimônia no Palácio Guanabara, em Laranjeiras (Zona Sul), recepcionado pela presidente Dilma Rousseff, novamente, e outras autoridades, onde foi pronunciado o primeiro discurso de Francisco, durante os setes dias que ficará no Brasil.

Amanhã, 23, a agenda do Papa está sem compromissos oficiais, será um dia de descanso, após as 12 horas de voo. E na quarta-feira, 24, ele visitará Aparecida (SP).