Com motivo do oitavo centenário da morte do Fundador da Ordem da Santíssima Trindade, São João de Matha, e os quatrocentos anos da morte de São João Batista da Conceição, reformador da mesma Ordem, o Papa Francisco enviou uma carta ao Ministro Geral, Padre José Narlaly.

Desta forma, o Santo Padre se une a eles em sua ação de graças a Deus e lhes faz chegar "esta simples mensagem de ânimo e proximidade espiritual, com o desejo de que lhes sirva de estímulo e companhia para avançar com entusiasmo e decisão pelo caminho espiritual que eles traçaram para a glória daquele que é três vezes Santo e para o bem dos que passam por diferentes provações".

O Papa recordou a vida exemplar dos Santos que, ao receber o chamado de Deus, deixaram tudo pelos mais necessitados. "Todos estamos chamados a experimentar a alegria que brota do encontro com Jesus, para vencer nosso egoísmo, para sair de nossa própria comodidade e atrever-nos a chegar a todas as periferias que necessitam a luz do Evangelho".

"Os Trinitários têm claro, e todos nós temos que aprender com eles –continua o Papa-, que na Igreja toda responsabilidade ou autoridade deve ser vivida como serviço".

"Daí que nossa ação tem que estar despojada de qualquer desejo de lucro ou promoção pessoal e tem que buscar sempre colocar em comum todos os talentos recebidos de Deus, para dirigi-los, como bons administradores, ao fim para o qual nos foram concedidos; isto é, para aliviar os mais desfavorecidos. Esse é o interesse de Cristo, e por isso as casas de sua Família têm as ‘portas sempre abertas" para a acolhida fraterna’.

O Papa anima em sua carta a "não deixar nunca de imitar a Cristo e, com a força de seu Espírito, entreguem-se com humildade a servir ao pobre e ao cativo. Hoje há muitos".

"Não procurem, portanto, para suas obras e iniciativas apostólicas outro fundamento que não seja ‘a raiz da caridade’ e ‘o interesse de Cristo’, que meu predecessor, Inocêncio III, considerou como os traços essenciais deste novo modo de vida que aprovava com sua autoridade apostólica".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: