Segundo informaram as fontes oficiais da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30, dois novos bispos auxiliares para São Paulo, a maior Arquidiocese do Brasil. Eles desempenharão seu ministério junto a outros cinco bispos auxiliares que cuidam da atenção pastoral dos fiéis da capital paulistana, cujo Arcebispo é o Cardeal Odilio Pedro Scherer. Os bispos-eleitos são o presbíteros : Pe. José Roberto Fortes Palau e Pe. Carlos Lema Garcia.

Pe. José Roberto Fortes Palau, é sacerdote do clero da Diocese de São José dos Campos (SP), e Pe. Carlos Lema Garcia, de São Paulo, do clero da Prelazia Pessoal do Opus Dei.

Em comunicado enviado aos bispos auxiliares, ao clero, aos religiosos e religiosas, e aos leigos e leigas da Arquidiocese, Dom Odilo demonstrou sua gratidão pelas nomeações feitas pelo Santo Padre. “Demos graças a Deus por estes dois novos bispos auxiliares. Agradeçamos também ao papa Francisco que os escolheu e nomeou para São Paulo”.

Rezemos pelos novos bispos auxiliares, pedindo que o Espírito Santo os faça bons pastores para a glória de Deus e o bem da Igreja”, conclui o comunicado de Dom Odilo.

Pe. José Roberto Fortes Palau nasceu em Jacareí/SP, em 09 de abril de 1965. Foi ordenado presbítero em 06 de fevereiro de 1993, sendo incardinado no clero da Diocese de São José dos Campos/SP. Formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha (São Josédos Campos, 1987-1988). É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (Taubaté, 1989-1992) e recebeu o grau de Mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum  e posteriormente de  Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2007). Entre outras funções no seu ministério Pe. Fortes foi Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005-2013); Diretor da Escola Diaconal (2005 2011); Diretor e Professor da Faculdade Católica de São José dos Campos (2008-2014); Atualmente é pároco da Paróquia Santo Agostinho (desde 2010).

Pe. Carlos Lema Garcia é paulistano, nascido em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente. Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, em 1981. Iniciou os Cursos de Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma. Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de São João Paulo II, na Basílica de São Pedro, no dia 2 de junho de 1985. O sacerdote é Doutor em Teologia Dogmática pelo Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz. O Padre desempenhou um amplo ministério pastoral e um ativo apostolado intelectual e desde 2010 desempenha o cargo de Diretor Espiritual da Prelazia no Brasil. Também é responsável pelas atividades formativas da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

A ordenação episcopal do Pe. José Roberto Fortes Palau será realizada na cidade de São José dos Campos (SP), no dia 21 de junho, às 9h30.

A ordenação episcopal do Pe. Carlos Lema Garcia será realizada na catedral metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), no dia 29 de junho às 11h00.
 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: