MADRI, 12 de ago de 2014 às 14:13
O Irmão de São João de Deus Miguel Pajares contagiado pelo vírus ebola faleceu na manhã desta terça-feira no Hospital Carlos III de Madri.
O sacerdote recebeu um medicamento experimental com o qual estavam sendo tratadas também outras duas pessoas contagiadas por este vírus nos Estados Unidos, mas estes receberam o tratamento quando o vírus estava em seu estágio inicial.
Durante os últimos dias, o estado do sacerdote espanhol era estável, mas como já estava com o vírus por duas semanas e recebeu o medicamento experimental em uma fase mais avançada da doença, este não teve o efeito esperado e não pôde evitar a morte do missionário.
Além disso, o Pe. Miguel sofria uma doença de coração que dificultou o tratamento impossibilitando a sua recuperação.
O missionário da ordem de São João de Deus contraiu a infecção pelo contato com o diretor do Hospital de São José em Monróvia (Libéria), o camaronês Patrick Nshamdze que também faleceu recentemente.
Também morreram a irmã Chantal e o religioso George Combey, companheiros do Pe. Pajares contagiados pelo ebola. E é que conforme explicam os peritos, as duas primeiras semanas de infecção são vitais para receber tratamento já que a maioria das mortes acontecem nesse prazo.
O vírus ebola tem uma grande capacidade de multiplicar-se no corpo humano onde bloqueia o sistema de defesa, altera a permeabilidade dos vasos sanguíneos e da coagulação.