Vaticano, 18 de nov de 2014 às 14:44
“A visita pastoral do Papa Francisco certamente será uma benção para todos nós, especialmente para os pobres, os sobreviventes de calamidades naturais e as vítimas de diferentes tipos de injustiça”, assim o indica o Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio Tagle.
Em declarações à agência vaticana Fides, o Cardeal assinalou que “na pessoa e na presença do Papa Francisco será visível a preocupação e a solidariedade de Jesus Bom Pastor”.
As declarações do Cardeal foram dadas após a publicação do programa oficial da viagem papal. Francisco estará no Sri Lanka de 13 a 15 de janeiro e, em seguida, nas Filipinas até 19 de janeiro de 2015.
O Cardeal indicou que “a visita do Papa convida todos os cristãos à sua responsabilidade pessoal e social. Como discípulos de Jesus Cristo, iluminados pelo Espírito Santo, somos chamados a levar o amor aos marginalizados e abandonados, para contribuir a curar as feridas causadas a crianças, mulheres e famílias”.
“Somos chamados a respeitar quem é diverso de nós, e formar os jovens à liberdade responsável, ao valor da vida e da Criação, para infundir misericórdia e compaixão em nossa cultura e sociedade. Com o Papa, tentamos difundir com alegria o Evangelho da esperança”.
Visto que a visita às Filipinas terá o tema “Misericórdia e Compaixão”, o Arcebispo convida os fiéis, enfim, a viverem estes valores, “purificando-se, reforçando-se constantemente na fé, ouvindo a Palavra de Deus, aproximando-se da Eucaristia”, reconciliando-se com Deus e com o próximo, praticando gestos de justiça e de amor.