VATICANO, 17 de abr de 2005 às 14:04
Durante as Missas presididas este domingo pela manhã nas suas respectivas igrejas titulares, vários cardeais recordaram aos fiéis que o Espírito Santo é o grande eleitor durante o Conclave.
“A gente acredita que votaremos como em uma eleição normal. Mas o Conclave é algo completamente diferente. Nós escutaremos ao Senhor e ao Espírito Santo”, disse o Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo da Tegucigalpa (Honduras), durante a Missa presidida na igreja romana da Santa María da Esperança.
“O novo Papa já foi escolhido pelo Espírito Santo. Nossa tarefa é a de rezar para compreender quem é o eleito”, disse por sua parte o Cardeal Ennio Antonelli, Arcebispo de Florência (Itália), durante uma concorrida Missa celebrada no Sant’ Andrea delle Fratte, localizada-se no centro de Roma, perto da Praça Espanha.
“Nós não sabemos quem será o Papa. Nenhum de nós pode dizê-lo neste momento”, disse por sua vez o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo de Cidade do México. “Acredito que o Espírito Santo já sabe, mas ainda não nos comunicou isso”, adicionou o cardeal mexicano, durante a Missa que celebrou na Igreja de São Francisco de Assis na zona da Ripa Grande em Roma.