ROMA, 28 de nov de 2014 às 09:53
O Papa Francisco iniciou nesta sexta-feira a sua viagem apostólica à Turquia onde se reunirá com autoridades locais, líderes religiosos muçulmanos e ortodoxos e ele também pediu explicitamente para encontrar-se com as crianças refugiadas do Oriente Médio que são atendidas pelos salesianos.
“Foi um desejo explícito do Santo Padre, querer cumprimentar as crianças”, afirmou Andrés Calleja, administrador da Catedral Católica Latina e das três escolas da comunidade de Dom Bosco em Istambul (Turquia).
Calleja informou que antes de voltar para o Vaticano, Francisco se reunirá no domingo com cerca de 100 das 800 crianças que -entre turcos, iraquianos e de outros países da região- estudam nos centros salesianos de Istambul.
Segundo a Rádio Vaticano, os seis salesianos que vivem nesta comunidade “não fecham a porta para ninguém que vem pedir ajuda”. Calleja explica que todos os dias chegam dezenas de imigrantes ao oratório pedindo acolhida para os seus filhos para que eles possam procurar trabalho, e como ele diz “nós queremos responder às necessidades”.
Sobre a viagem do Papa, assegurou que já está tudo preparado para a missa de diferentes ritos que concelebrará no sábado na Catedral do Santo Espírito. “Um Papa não vem todos os dias à sua casa”, assinalou. “Primeiro estamos nos preparando espiritualmente, e depois estamos deixando toda a Igreja limpa e perfeita, para que o Santo Padre se sinta bem”, assegurou Calleja.