BAGDÁ, 2 de abr de 2015 às 13:11
O Pe. Luis Montes, sacerdote argentino missionário do Instituto do Verbo Encarnado em Bagdá (Iraque), expressou sua gratidão pela recente visita ao Iraque, feita a pedido do Papa Francisco, do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
“Sua presença entre nós é uma nova amostra do interesse e a cercania do Santo Padre pelos cristãos perseguidos”, disse o Pe. Luis Montes ao grupo ACI no dia 1 de abril.
O Cardeal Filoni visitou a escola do P. Montes na capital do Iraque, que alberga um grande número de refugiados da perseguição do grupo extremista Estado Islâmico.
O Pe. Montes, que também administra a página Amigos do Iraque, no Facebook, assinalou ali que embora a passagem do Cardeal por Bagdá foi muito breve, não quis voltar sem visitar os fiéis nessa cidade.
O enviado do Papa Francisco ao Iraque viajou em seguida ao norte do país, onde, visitando diversas localidades, passará os dias da Semana Santa com refugiados.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Cardeal Filoni, assinalou o Pe. Montes, celebrará a Vigília Pascal em uma tenda, como gesto da união do Santo Padre com os cristãos perseguidos.
O sacerdote argentino recordou ao grupo ACI que o Cardeal Filoni “foi núncio no Iraque durante a guerra (com os Estados Unidos) e foi o único embaixador que ficou no Bagdá quando todos outros se foram”.
“Assim é seu compromisso com sua missão. Conhece e ama ao povo iraquiano”, disse.
O Pe. Montes indicou que “nossos fiéis estavam encantados de vê-lo, e escutar as palavras de consolo que trouxe em nome do Papa Francisco”.
“Sua visita também é importante porque o faz testemunha de primeira mão da grandeza dos cristãos perseguidos, que não duvidaram em deixar tudo com tal de não abandonar Jesus Cristo”, destacou.