APARECIDA, 17 de abr de 2015 às 14:38
Reunidos na 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos brasileiros vão participar neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de Abril, de um retiro espiritual que tem por objetivo prepara-los para a eleição do novo presidente, vice-presidente e secretário-geral da entidade. O encontro, que teve início no dia 15 de Abril e acontece até o dia 24, em Aparecida (SP), conta com a presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello.
As eleições, que acontecem a cada quatro anos, serão realizadas em urnas eletrônicas, desenvolvidas pelo próprio departamento interno de TI da CNBB para acelerar as votações. Na eleição, também serão eleitos os bispos que estarão à frente das 12 comissões episcopais pastorais, além dos delegados para o Sínodo dos Bispos, que acontece em outubro no Vaticano, e para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Na CNBB existe um processo seletivo bem diferente do que acontece no mundo da política, porque não existem chapas apresentando propostas de governo. Na assembleia, primeiro aprovamos as diretrizes, ou seja, o plano de governo e depois elegemos aqueles que são considerados aptos para executar o que foi aprovado”, disse o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, durante a coletiva de imprensa.
Durante a 53ª AG, os bispos estarão conversando e refletindo sobre a necessária atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que é o tema central da assembleia. Está sendo debatido o papel da Igreja na sociedade, diante de situações gritantes de desigualdade social e injustiça que acontecem no Brasil, assim como as de conflito e violência que têm aumentado no Oriente Médio. Os bispos também estão dialogando sobre a importância do cristão leigo na evangelização, a partir do seu testemunho, para a transformação do mundo, tomando como base o texto aprovado em 2014 com o título: “Sal da Terra e Luz do mundo”.