Durante a segunda etapa da sua viagem à América do Sul, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros ao sobrevoar o território nacional na quarta-feira, 8, quando viajou do Equador à Bolívia. O Pontífice manifestou sua proximidade e afeto, pedindo a Deus “abundantes graças” ao povo do Brasil.

A mensagem foi recebida pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM), por volta das 17h (horário de Brasília). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as palavras foram captadas pela controladora de tráfego aéreo Sargento Karoline Santos. “Nunca esperava passar por uma situação como essa. No nosso trabalho controlamos todas as aeronaves com o mesmo padrão, mas quando há pessoas importantes a bordo como o Papa, é muito emocionante. Foi muito gratificante”, ressaltou a militar, dizendo que lembrará desse momento para sempre.

Conforme recordou a FAB, esta é a segunda vez que um de seus controladores de tráfego aéreo fez contato com o Pontífice. Em 2013, o Papa Francisco esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. Na ocasião, Francisco recebeu as boas-vindas ainda em voo, quando a aeronave entrou na área sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), do Recife (PE).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Leia abaixo a íntegra da mensagem do Papa Francisco:

“Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília.

Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita Pastoral à Bolívia e ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro para que eu peço ao Senhor, abundantes graças e que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente. PAPA FRANCISCO”.