O lugar no qual Jesus foi batizado foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade de Betânia, na Jordânia, localizada aproximadamente a dez quilômetros do Mar Morto é o lugar no qual João Batista pregava e Jesus foi batizado. Agora, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), reunido na cidade alemã de Bonn, decidiu inscrever o local na lista Patrimônios Mundiais Culturais junto a outros 22 novos lugares.

Mas, existe outra Betânia, a cidade onde viveram Lázaro e suas irmãs Marta e Maria, localizada perto de Jerusalém e longe deste rio. Durante muitos anos os dois lugares foram confundidos e os investigadores demoraram para localizar, de fato, onde Jesus tinha sido batizado.

A tradição cristã, do século III, identificou o lugar na margem ocidental do rio Jordão, em um remanso formado antes de desembocar no Mar Morto. Nesta zona está localizado o Monastério Grego Ortodoxo de São João, desde o século XV, e uma capela franciscana de 1933.

O Evangelista São João contribuiu nas investigações deste local, quando explica no primeiro capítulo de seu Evangelho que “estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 1899, foram realizadas escavações neste local, mas somente em 1994, logo após a assinatura do Tratado de Paz com Israel, foi quando apareceram os restos das Igrejas, covas, poços, canais de água e piscinas batismais que provavam que este era o lugar correto. A partir de descrições da Bíblia e de relatos de peregrinos, declararam que naquele local ocorreu o batismo de Jesus.

A principal reserva arqueológica encontrada foram os restos de três Igrejas bizantinas entre os séculos V e VI a.C., uma em cima da outra. Umas escadas mostram o que se supõe que foi o nível da água e um pequeno edifício marca o lugar do batismo.

Em março do ano 2000, São João Paulo II presidiu uma Celebração Eucarística no lugar do batismo, da qual participaram mais de 25 mil pessoas.

Com as novas inscrições, a Lista do Patrimônio Mundial possui atualmente 1.031 lugares distribuídos em 163 países.