Lançada no Brasil em 30 de abril, a campanha SOS Nepal, em favor do país devastado por terremotos há três meses, já arrecadou mais de R$ 1 milhão. As doações responderam aos apelos de solidariedade feitos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, que promovem a campanha.

De acordo com o assessor de gestão de riscos e emergências da Cáritas Brasileira, João Paulo Couto, “até o mês de junho, a Caritas Internationalis distribuiu 5.271 itens alimentares, 33.783 kits de abrigos e 14.868 kits de higiene, alcançando um total de 269.610 pessoas”.

Mas, ainda segundo a entidade, existem 2,8 milhões de pessoas necessitando de assistência. As perdas na agricultura e indústria afetam em torno de um milhão de famílias de pequenos agricultores. A saúde pública foi gravemente afetada. Encontram-se completamente destruídos 446 setores públicos e 16 Centros de Saúde privados, enquanto 765 estruturas de saúde foram parcialmente danificadas. Existe muita insegurança quanto às estruturas de escolas e faculdades. Foram destruídas ou danificadas 36 mil salas de aulas, prejudicando quase um milhão de crianças.

A diretora executiva nacional da Cáritas, Cristina dos Anjos, convoca novamente a população a colaborar com esta campanha. “Dado esse cenário, a CNBB, a Cáritas Brasileira e a Caritas Internationalis continuam com o Apelo Emergencial, na perspectiva de apoiar financeiramente a aquisição de lonas e kits de abrigo para mais 20 mil domicílios, além de cobertores, cordas, tapetes plásticos, folhas de plásticos, entre outros materiais e objetos necessários. Todos nós podemos contribuir”.

O Nepal foi atingido por dois grandes terremotos, em 25 de abril e em 12 de maio. Foi o desastre mais fatal já registrado no país, matou mais de 8,5 mil pessoas e destruiu mais de 500 mil casas, afetando 2,8 milhões de pessoas, do total de 28 milhões de habitantes.

As doações, em qualquer valor, podem ser depositadas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Conta corrente: 31 936-8

Banco Bradesco

Agência:0606-8

Conta Corrente: 71.000-8

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Conta Corrente: 3573-5

Operação: 003