Niterói, 28 de jul de 2015 às 12:24
No ano em que se celebra o bicentenário de São João Bosco, o Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Artime, SDB, realizou sua primeira visita ao Brasil. No fim de semana, 24 a 26 de julho, o décimo sucessor de Dom Bosco participou do Encontro Nacional de Formandos, que aconteceu em Niterói (RJ), local onde os primeiros salesianos chegaram ao país, em 1883.
O evento reuniu mais de 200 participantes, entre formandos e formadores salesianos, do pré-noviciado até a teologia. Além do reitor-mor, estavam presentes os seis inspetores das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil.
Entre os objetivos desse encontro estiveram: renovar vocacionalmente a caminhada formativa dos que estão na fase de formação inicial; marcar a celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco (16 de agosto de 1815) como uma manifestação significativa no caminho formativo existente no Brasil; corresponder aos estímulos da congregação de proporcionar ricas experiências de partilha e enriquecimento no campo da formação; e fomentar a corresponsabilidade formativa nos formandos através da valorização do seu protagonismo.
No terceiro dia de encontro, Pe. Ángel presidiu a Santa Missa, que contou com a presença de diversos membros da família Salesiana, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Ao se dirigir aos jovens salesianos, o Reitor-Mor disse que “os irmãos que se consagraram na congregação precisam se cuidar mutuamente, para que juntos, como comunidade, a missão aconteça de forma saudável”.
Em sua passagem por Niterói, o sacerdote também recebeu uma Moção Honrosa da Câmara de Vereadores, devido ao significativo trabalho desenvolvido pelos Salesianos ao longo desses 132 anos no município.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Após a chegada em Niterói, os salesianos se espalharam por todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento do país. Atualmente, no Brasil, são a congregação religiosa com o maior número de escolas. Em 2001, foi fundada a Rede Salesiana de Escolas (RSE), para unir as mais de 100 escolas que compartilhavam do projeto pedagógico pastoral salesiano, e hoje é a maior rede católica de ensino das Américas.
Aos jovens brasileiros, Pe. Ángel também deixou uma mensagem, por meio da qual busca transmitir à juventude do país o que lhes falaria Dom Bosco. “Estou convencido de que lhes diria, em primeiro lugar, que confiem que Deus vai acompanhá-los no caminho de suas vidas, que nunca tenham medo e nunca O deixem”, sublinhou.
O Reitor-Mor pediu ainda que os jovens não deixem de ser protagonistas de suas vidas e que sigam com o testemunho cristão, para que outros rapazes e moças tenham a oportunidade de viveram as mesmas experiências humanas e de fé. “Em nome de Dom Bosco, vos saúdo com gosto e desejo todo bem”, concluiu.
Confira a mensagem de Padre Ángel Artime, SDB: