O Arcebispo de Madri (Espanha), Dom Carlos Osoro, participante do Sínodo que acontece no Vaticano, convidou as famílias a colocarem em prática três conselhos que lhes ajudarão a “experimentar o que é ser uma comunidade cristã”.

Durante o programa “EWTN: Sínodo da Família”, o Prelado refletiu acerca da realidade da família espanhola e expressou seu desejo a fim de que cada lar “possa ser e ter todos os elementos que são necessários para experimentar o que é uma comunidade cristã”.

Nesse sentido, exortou em primeiro lugar a fazer com que Cristo seja novamente o centro de cada família. A família, explicou, é uma comunidade na qual existem pessoas de todas as idades, avós, pais e filhos; e quem deve ocupar “o centro dessa diversidade é Jesus Cristo”, o Senhor, “com esse rosto misericordioso, de amor, que não exclui ninguém, mas nos permite experimentar que necessitamos uns dos outros”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Em segundo lugar, que realizem momentos de oração” nos quais todos os membros da família participem. “Que todos os dias leiam o Evangelho do dia ou rezem pelo menos um mistério do Rosário. E também separem um espaço da casa através do qual manifestem que esta é uma família cristã”, ou seja, um lugar especial onde “coloquem um Cristo, uma imagem da Virgem, a Bíblia, o catecismo da Igreja Católica”.

Finalmente, exortou a celebrarem a Eucaristia dominical em família. “Uma paróquia é uma comunidade de famílias, de onde brota uma grande família”, indicou o Prelado. Ele advertiu ainda que “a fé que não é celebrada é esquecida”. “Terá que celebrar a fé”, insistiu o Arcebispo de Madri e assegurou que “o melhor de minha vida o aprendi em minha família”.