MEXICO D.F., 11 de nov de 2015 às 15:05
“Mãe de Guadalupe, apresenta ao Teu Filho nossas intenções pelos frutos da próxima visita do Papa, pela Igreja e por nossa nação”, expressou o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal José Francisco Robles Ortega, durante a Missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, onde também pediu sua intercessão pelos trabalhos da 100° Assembleia Plenária do Episcopado.
O Santo Padre chegará ao México em 12 de fevereiro de 2016 e, segundo o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), visitará o Distrito Federal, Morelia, San Cristóbal de las Casas e Cidade Juárez, esta última no estado de Chihuahua, fronteira com os Estados Unidos.
O anúncio da viagem do Papa Francisco fez com que o Episcopado mudasse o tema de sua Assembleia Plenária, que era acerca da eleição das novas autoridades, pela programação da visita do Pontífice, sua realização e o compromisso de evangelizar que surgirá depois desta visita.
“O Santo Padre nos encheu de alegria e esperança ao anunciar que virá no próximo ano a fim de confirmar-nos na fé, exortar-nos na esperança, fortalecer-nos no amor, impulsionando a edificarmos juntos a Igreja e a nação mexicana”, afirmou o Cardeal Robles em sua homilia.
Por sua parte, o Arcebispo de Acapulco, Dom Carlos Garfias Merlos, explicou na página do Episcopado: “Pretendemos que a próxima visita do Papa ao nosso país seja estimulante e frutífera, sobretudo no tema da evangelização e no compromisso de que impulsionem a Missão Continental, de maneira que renovemos o compromisso de construir a paz, ante a realidade de violência e insegurança a qual o México sofre”.
Nesse sentido, pediu para que os fiéis contribuam com suas orações “a fim de que tudo aquilo que programemos e decidamos (durante a Assembleia) seja em benefício de todos nossos povos e contribua na solução dos problemas que afligem a nossa sociedade”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Prelado afirmou ainda: “Há uma grande expectativa ante a visita do Papa. Acreditamos que a presença do Papa no México e suas palavras nos deem a orientação necessária a fim de que continuemos firmes na esperança e fortalecidos na luta por construir a paz”, concluiu.
Confira também:
Papa Francisco viajará ao México em fevereiro, afirma Cardeal Rivera