Vaticano, 23 de nov de 2015 às 15:20
Depois da oração do Ângelus no domingo, 22, o Papa Francisco afirmou que irá à República Centro-Africana, um país destruído pela guerra e que vive uma grave crise atualmente. O Santo Padre pediu para que todos rezem pela primeira viagem da sua vida à África.
“Quarta-feira que vem, começarei a viagem à África, visitando Quênia, Uganda e a República Centro-Africana. Peço a todos vocês que rezem por esta viagem, para que seja para todos esses queridos irmãos, e também para mim, um sinal de proximidade e de amor”, disse o Santo Padre.
E acrescentou: “Peçamos juntos a Nossa Senhora que abençoe essas terras queridas, para que haja paz e prosperidade”.
Na última quinta-feira, 19, em uma coletiva de imprensa, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, referiu-se ao tema da segurança do Papa dizendo: “As autoridades do Vaticano estão trabalhando com as locais. Sabemos que na República Centro-Africana há tropas da ONU e da França. O Papa não está particularmente preocupado por sua própria segurança, está mais preocupado pela dos outros”.
O sacerdote disse também que não há problema com o toque de silêncio vigente no país e disse que “se vai ser realizado um evento (durante a visita do Papa) é porque tudo para que se realize já está previsto”.
Em sua primeira viagem à África, disse o Pe. Lombardi, “o Papa é quem decide ir à República Centro-Africana e o programa segue assim. Todos nos orientamos desse modo e o estado atual é que iremos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Papa Francisco visitará o Quênia entre os dias 25 e 27 deste mês, onde terá um encontro com os jovens que ainda recordam o massacre de 147 estudantes na Universidade da Garissa, realizado por terroristas muçulmanos, durante a quinta-feira Santa deste ano. Em seguida irá a Uganda, entre os dias 27 e 29, onde visitará o Santuário dos Mártires de Namugongo.
Em seguida, viajará à República Centro-Africana, no dia 29 e 30, onde o Pontífice abrirá a Porta Santa da Catedral de Bangui, por ocasião do início do Ano Santo da Misericórdia, o qual começa oficialmente em 8 de dezembro na Solenidade da Imaculada Conceição.
Confira também:
Vaticano detalha como será a viagem do Papa Francisco a uma zona de conflito na África