O Ano da Misericórdia terá início oficialmente no dia 8 de dezembro, mas, em caráter de exceção, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Catedral de Bangui na República Centro-africana como um importante gesto para alentar a paz neste país e no mundo. É a primeira vez que um Pontífice realiza este gesto fora de Roma e em um templo que não seja uma das basílicas papais da Cidade Eterna.

Antes de iniciar a Missa com os sacerdotes, religiosos e catequistas da República Centro-africana, e em um ambiente de festa, o Papa abriu a Porta Santa perante a multidão reunida na esplanada da Catedral.

O Santo Padre disse antes de abrir a Porta Santa que “nesta terra que sofre também estão todos os países do mundo que estão passando pela cruz da guerra. Bangui se converte na capital espiritual do mundo”.

“Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor. Em toda a República Centro-africana e em todos os países do mundo que sofrem com a guerra, peçamos a paz. E todos juntos peçamos amor e paz. Peçamos juntos”, rezou o Pontífice.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O pedido do Santo Padre ecoou entre a multidão que pedia em coro pela paz na língua nativa da região.

Francisco abriu a Porta Santa que só é aberta quando se celebra um Jubileu ou um Ano Santo, como o da Misericórdia que ele convocou para este 8 de dezembro e que se estende até o dia 20 de novembro do próximo ano.

Por motivo de sua viagem à África, o Papa decidiu abrir a Porta Santa desta Catedral como um chamado a todo mundo a viver a paz como dom de Deus.

No dia 1 de novembro durante a oração do ângelus em Roma, o Santo Padre afirmou que “para manifestar a proximidade orante de toda a Igreja a esta nação tão afligida e atormentada e para exortar todos os centro-africanos a serem sempre testemunho de misericórdia e de reconciliação, no domingo 29 de novembro tenho o desejo de abrir a Porta Santa da Catedral de Bangui, durante a Viagem Apostólica que espero poder realizar nessa nação”.