ROMA, 5 de jan de 2016 às 12:00
O Arcebispo de Mumbai (Índia), Cardeal Oswald Gracias, autorizou o início da causa de beatificação de mais de cem cristãos assassinados em Orissa (Índia), na região de Kandhamal, por extremistas hindus.
Märtyrer von Orissa: Kardinal Gracias gibt sein “Ja” https://t.co/4jYKCgnPYO pic.twitter.com/6zwwiCHIM4
— CNA Deutsche Ausgabe (@CNAdeutsch) 4 janeiro 2016
Em entrevista à Agência Fides, o Cardeal Oswald Gracias assinalou que conversou com o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, e “estou disposto a falar pessoalmente ao Papa Francisco sobre a violência perpetrada em Kandhamal e seus mártires”.
Em meio à “limpeza étnica de cristãos” executada na região em 2008, os extremistas hindus destruíram mais de 4 mil casas, destruíram 250 lugares de culto e saquearam 13 escolas, deixando mais de 54 mil pessoas refugiadas.
Entre os cristãos assassinados, cuja beatificação procura a Igreja na Índia, estava um sacerdote.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Cardeal indicou que conversou também com o Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, Dom John Barwa, responsável pela região de Kandhamal.
“A Igreja é sensível aos mártires de hoje. O papel das testemunhas é muito importante. Para um processo de beatificação, é necessário um trabalho paciente e uma documentação adequada e oportuna”, explicou o Cardeal.
A Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CBCI, na sigla em inglês) avaliará a possibilidade de assumir a organização da fase diocesana do processo de beatificação, durante a sua reunião em março deste ano.
Confira também:
Índia: “Dia da memória” recorda massacres anticristãos em 2007 e 2008 https://t.co/d2JReV164C pic.twitter.com/UZ1ubaOFCT
— ACI Digital (@acidigital) enero 5, 2016