ROMA, 5 de jan de 2016 às 15:55
Uma estátua de Cristo de nove metros de comprimento foi inaugurada no primeiro dia do novo ano na Diocese de Orlu (Nigéria), convertendo-se assim na maior estátua do continente africano.
A imagem, denominada “Jesus o Grande”, foi feita de mármore branco e pesa 40 toneladas.
Segundo divulgou a agência AFP, mais de 100 sacerdotes e uma multidão de fiéis católicos participaram da cerimônia de inauguração da estátua no povoado de Abajah, localizado no sudeste da Nigéria.
A imagem foi encarregada pelo empresário petroleiro local Obinna Onuoha, de 43 anos, e foi colocada no terreno de um templo construído também por ele em 2012.
A data da inauguração foi programada por Onuoha para comemorar os 50 anos do casamento dos seus pais. O templo que construiu também tem um profundo vínculo familiar para ele.
Há alguns anos, sua mãe ficou gravemente doente e ela o fez prometer que construiria um templo se ela sobrevivesse. E assim o fez.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Bispo de Orlu, Dom Augustine Tochukwu Okwuoma, assegurou que a imagem se converteria em um “grande símbolo de fé” para os fiéis locais e para todos aqueles que visitarem esta região.
“Recordará a cada um a importância de Jesus Cristo”, disse.
A Nigéria é o país com maior número de habitantes cristãos na África, isto é, aproximadamente 50% da população. O número de cristãos na Nigéria aumentou cerca de 30% entre 1953 e 2010.
Os cristãos habitam principalmente as regiões do centro e sudeste do país, enquanto no norte da Nigéria a maioria é muçulmana.
Nos estados do norte do país, os muçulmanos praticam a lei da Sharia, a qual considera um crime deixar o Islã.
Apesar disto, o rico empresário que financiou a imagem de Cristo expressou sua confiança em que as pessoas de diferentes religiões “podem conviver juntas” e “em harmonia”.