O Papa Francisco presidiu na tarde de segunda-feira a renovação dos votos matrimoniais de 200 casais que têm mais de 50 anos de casados e os de todos os esposos presentes no Encontro das Famílias celebrado em Tuxtla Gutiérrez, no estado do Chiapas.

Antes da renovação dos votos, o Papa afirmou que prefere “um homem e uma mulher, como o senhor Aniceto e a esposa, com o rosto enrugado pelas lutas de todos os dias, que, passados mais de cinquenta anos, continuam a amar-se, como se vê; e o filho aprendeu a lição pois faz vinte e cinco anos de casado”.

O Santo Padre se referiu, dessa maneira, a Aniceto Hernández e Criselda Roblero, cujo filho Menelio compartilhou o testemunho do amor fiel e duradouro no matrimônio, na família.

O Papa disse, em seguida: “Perguntei ao senhor Aniceto e à sua senhora, quem teve mais paciência nestes cinquenta e tantos anos: ‘Os dois, padre’. Com efeito na família, para se chegar ao que eles chegaram, é preciso ter paciência, amor, é preciso perdoar-se”.

Francisco afirmou que “é conveniente que discutam de vez em quando, e, se voar algum prato, não tenham medo. O único conselho é que não terminem o dia sem fazer a paz; porque, se acabam o dia em guerra, vão acordar já em guerra fria, e a guerra fria é muito perigosa na família, porque vai escavando por debaixo das rugas da fidelidade conjugal”.

“O amor não é fácil; não é fácil, não. Mas é a coisa mais linda que um homem e uma mulher podem trocar entre si: o verdadeiro amor, para toda a vida”, disse.

Antes de rezar com os casais, o Papa convidou os esposos a renovar suas promessas matrimoniais e aos noivos pediu que rezem por uma família fiel e cheia de amor, em silêncio.

Esta é a oração com a qual se fez a renovação dos votos:

Oremos.

Deus Pai Todo-poderoso,

olhe com bondade os esposos,

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Igreja doméstica,

que recordam com gratidão

o dia que abençoou as primícias de seu amor,

e lhes conceda

seu amor misericordioso

para que sejam testemunhos de seu amor.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Confira também:

Mais em