O Arcebispo de Guadalajara e Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Cardeal José Francisco Robles Ortega, expressou o agradecimento da Igreja no México a Deus e ao Papa Francisco por sua visita ao país de 12 a 17 de fevereiro.

Em um comunicado intitulado “Obrigado Papa Francisco! Obrigado México!”, publicado pela CEM, o Cardeal Robles Ortega recordou que o Santo Padre “veio a nossa Pátria como missionário de misericórdia e paz para confessar conosco a fé em Deus e visitar a Mãe de Guadalupe”.

O presidente da CEM expressou a gratidão do episcopado mexicano ao Papa “por sua oração, seus gestos, suas palavras e seu testemunho, que nos transmitiram a ternura de Deus”.

“Obrigado por nos recordar que a ‘Virgencita’, que acompanhou e acompanha a gestação desta bendita terra, convida-nos a levantar a vida de todos os mexicanos”, assinalou.

O Cardeal Robles Ortega manifestou também a gratidão ao Papa “por compartilhar nossos sofrimentos e nos ajudar a valorizar nosso patrimônio, nossas raízes e nossa cultura e identidade, para nos projetarmos para o futuro”.

“Obrigado por nos fazer ver que o México é um grande país e que, embora a noite pareça enorme e escura, existem muitas luzes que anunciam esperança”, expressou.

O presidente da CEM agradeceu também a Francisco “por nos animar a forjar no presente um futuro esperançoso, empenhando-nos no bem comum, sendo justos, honestos e solidários”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Cardeal assegurou que os bispos mexicanos “nos comprometemos a refletir as palavras que nos dirigiu e a nos esforçar para assumir os desafios que tão sabiamente delineou, procurando refletir a todos a ternura de Deus”.

O Arcebispo de Guadalajara agradeceu também ao presidente do México, Enrique Peña Nieto e às autoridades civis, assim como “aos voluntários e a todos os que colaboraram nesta viagem apostólica”.

“Da mesma forma, agradecemos aos mais de dez milhões e meio de pessoas que participaram das missas, encontros e cercas, dando exemplo de que os mexicanos podemos nos expressar, conviver, celebrar e atuar com ordem e responsabilidade”, manifestou.

Ao finalizar sua mensagem, o Cardeal destacou que os bispos são “conscientes de que a gratidão deve traduzir-se em compromisso”, por isso, convidaram os fiéis mexicanos “a refletir as mensagens que o Papa nos dirigiu e a colocá-las em prática, confiando na ajuda de Deus e na intercessão da Virgem de Guadalupe”.

Confira também: