VATICANO, 14 de mar de 2016 às 12:00
Na manhã de ontem dezenas de avós repartiram 40.000 exemplares do “Evangelho da Misericórdia” de São Lucas na Praça de São Pedro, depois de que o Papa Francisco presidiu a Oração do Ângelus, como faz a cada domingo.
El limosnero del Papa, Mons. Konrad Krajewski reparte el Evangelio de la Misericordia de San Lucas @aciprensa pic.twitter.com/aE13TiwR22
— Martha Calderón ? (@Calderon_Martha) 13 de março de 2016
Trata-se de uma iniciativa da Esmolaria Apostólica – encarregada da caridade do Papa - que pode ser lida na liturgia dominical deste ano (Ciclo C), e está particularmente indicado no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.
O texto de Lucas contém as palavras de Jesus: “Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso”.
O Pontífice apresentou este evangelho, em formato de bolso depois de rezar o Ângelus, e explicou a importância de ler o texto.
Texto de Lucas contiene: “Sed misericordiosos, como es misericordioso vuestro Padre”. https://t.co/AlGpQys2cN pic.twitter.com/jQMO6XnYwU
— ACI Prensa (@aciprensa) 13 de março de 2016
“A seguir, renovou o gesto de doar um Evangelho de bolso. Trata-se do Evangelho de Lucas que lemos nos domingos deste ano litúrgico. O livrinho é titulado: ‘O Evangelho da Misericórdia de São Lucas’. De fato, o evangelista trás as palavras de Jesus: ‘Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso’, de onde foi extraído o tema deste Ano Jubilar”.
O Evangelho foi distribuído gratuitamente pelos voluntários do Dispensário Pediátrico Santa Marta, no Vaticano, junto com alguns idosos e avós de Roma. “Quanto são merecedores os avôs e as avós que transmitem a fé aos seus netos! ”
“Convido vocês a pegarem este evangelho e ler uma passagem a cada dia. Assim, a misericórdia do Pai habitará em seus corações e vocês poderão levá-la a todos que encontrarem”, disse Francisco.
No final, na página 123, se encontram as sete obras de misericórdia corporais e as sete obras de misericórdia espirituais. Seria bom que vocês as aprendessem de memória, pois é mais fácil realizá-las!”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Convido-vos a tomar este Evangelho para que a misericórdia do Pai se faça obra em vocês, e os voluntários, as avós e os avôs que distribuirão o Evangelho pensem nas pessoas que estão na Praça Pio XII (situada perto da Praça de São Pedro) e vemos que não puderam entrar para que recebam também este Evangelho”.
#PapaFrancisco regala a peregrinos "Evangelio de la Misericordia". Fotos: @Calderon_Martha https://t.co/AlGpQys2cN pic.twitter.com/VfIkLb5sW8
— ACI Prensa (@aciprensa) 13 de março de 2016
Como ele mesmo indicou, diferente de outras ocasiões nas quais entregou algum presente depois da Oração do Ângelus, como fez há algumas semanas com a “Misericordina Plus”, distribuída por pessoas sem teto, desta vez os voluntários que o distribuíram foram os trabalhadores e as pessoas que recebem assistência do Dispensário Pediátrico de Santa Marta no Vaticano, junto a um milhar de idosos e avós da cidade de Roma.
Em um comunicado, a Esmolaría explicou que “é muito importante que as pessoas que entreguem este presente do Papa, o qual quer chegar à mente e ao coração de todos, sejam os mesmos que transmitiram a vida e os grandes e lindos valores aos seus filhos e netos, e então, como sábios anunciadores da misericórdia do Pai celestial, nos entregam a herança mais preciosa: o Evangelho de Jesus. Assim como os avós são peritos de misericórdia, assim seus filhos e seus netos a aprenderão deles”.
Voluntarios atravesaron luego la Puerta Santa de la Misericordia. Fotos @Calderon_Martha https://t.co/AlGpQys2cN pic.twitter.com/wx6rxHs9fZ
— ACI Prensa (@aciprensa) 13 de março de 2016
Depois da distribuição dos evangelhos, os voluntários cruzaram a Porta Santa da Misericórdia a fim de participar do Jubileu, como centenas de pessoas fazem a cada dia em Roma.
Confira ainda:
Papa no Ângelus: todos somos como aquela mulher adúltera ante Deus, Ele nos salva e quer nossa conversão https://t.co/zjoMgwvEPR
— ACI Digital (@acidigital) 13 de março de 2016