SÃO PAULO, 16 de mar de 2016 às 13:30
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira dois novos Bispos auxiliares para as Arquidioceses de São Paulo (SP) e Manaus (AM). Trata-se dos padres Luiz Carlos Dias e José Albuquerque de Araújo, respectivamente.
Padre Luiz Carlos, nomeado auxiliar de São Paulo, era até então sacerdote da Diocese de São João da Boa Vista (SP) e membro do Secretariado-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Natural de Caconde (SP), nasceu em 16 de setembro de 1964 e foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1991. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. E possui formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.
Como sacerdote exerceu diversas funções, como pároco, reitor do seminário propedêutico e do seminário de Teologia, vigário paroquial, diretor do Instituto de Filosofia. Coordenou a pastoral missionária e foi membro do Conselho Prebiteral.
Além disso, colaborou como professor nos Institutos de Filosofia das dioceses de São João da Boa Vista e de Guaxupé e da Arquidiocese de Brasília.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre os anos 2010 e 2015 foi Secretário-executivo da “Campanha da Fraternidade” e da ‘Campanha da Evangelização’ na CNBB e atualmente é Membro do Secretariado-geral da Conferência.
Nomeado Bispo auxiliar de Manaus, Padre José Albuquerque de Araújo nasceu em 17 de junho de 1968, na capital amazonense. Recebeu a ordenação presbiteral em 4 de agosto de 1996. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano, em Manaus. É mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e possui pós-graduado em Gestão Educacional no SENAC de Manaus.
Em sua trajetória sacerdotal, desempenhou vários cargos, entre eles o de administrador paroquial de várias paróquias, pároco e formador. Foi assessor da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte 1 da CNBB.
Atualmente, é Reitor do Seminário Arquidiocesano São José e Docente de Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES).