DENVER, 23 de mar de 2016 às 18:00
Lauren Franko é uma jovem religiosa de clausura que sentiu o chamado à vida religiosa depois de escutar no YouTube sua canção favorita, “Only Hope” (Única Esperança), do filme romântico “Um amor para recordar”.
Naquela ocasião, Lauren tinha apenas 21 anos, estudava biologia e passava o tempo com seu namorado. A vida religiosa não estava em seus planos, mas durante uma certa noite, logo depois de ter rezado a Deus para que lhe mostrasse o caminho que devia seguir, ouviu uma voz que lhe dizia: “Você se casaria comigo? ”. Nesse momento, sentiu que devia se entregar a Deus.
Uma parte da letra da canção “Only Hope” diz: “Há uma canção dentro da minha alma, a qual tentei escrever uma e outra vez. Estou acordada no frio infinito. Mas me cantas uma e outra vez… me cantas sobre os planos que tens para mim uma e outra vez… Assim, coloco a minha cabeça para trás, elevo as minhas mãos e rezo. Para ser só tua, rezo. E agora sei que é minha única esperança”.
“Quando estava discernindo para saber o que devia fazer da minha vida, percebi que nada era suficiente para mim, nada encheria a minha vida de sentido e eu tinha que me entregar de uma forma mais radical a Deus”, comentou a jovem.
Seus pais e amigas se opuseram, mas ela permaneceu firme e deixou o que chamava “uma vida rica e plena no mundo” para ingressar em 2008 no convento de clausura das religiosas dominicanas de Nossa Senhora do Rosário, localizado em Summit, Nova Jersey (Estados Unidos), com o nome de Maria Teresa do Sagrado Coração.
Com apenas três semanas morando no convento, Lauren conheceu a fotógrafa Toni Greaves, que foi ao convento para fazer uma reportagem sobre a vida das religiosas.
Lauren era a mais jovem do grupo e sua história e amor por Deus impressionaram tanto Greaves, que decidiu torná-la protagonista da reportagem fotográfica “Radical Love” (Amor radical).
No texto de apresentação, Greaves a descreveu como “uma linda e vibrante jovem. Embora esteja em seus 20´s, sua energia de menina desafia a sua idade e expõe uma curiosa mistura de uma menina que está buscando-se como mulher e também como religiosa”.
Durante os três anos seguintes, a fotógrafa continuou capturando vários momentos da vida da irmã Maria Teresa do Sagrado Coração.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O resultado desse tempo que compartilhou junto à religiosa foram outros dois trabalhos intitulados “Radical Love, The Promise” (Amor radical, a Promessa) e “Radical Love, The Vow” (Amor radical, o Voto).
Radical Love by Toni Greaves from Lee Grant on Vimeo.
“A vitalidade de todas essas jovens é a energia que encarnamos quando estamos amando... foi uma experiência incrível para mim”, comentou a fotógrafa ao ‘New York Times’.
O convento das irmãs dominicanas foi fundado em 1991 em Nova Iorque pelo Cardeal John O'Connor. Depois, mudaram-se para Nova Jersey. Atualmente, vivem neste convento mais de 20 religiosas cujas idades são entre 21 e 92 anos.
Para se sustentar, fazem implementos de madeira e elaboram sabões. No ano passado, fizeram os sabões que o Papa Francisco usou durante sua visita à Filadélfia, a pedido de Dom Charles Chaput, Arcebispo da cidade.
Confira ainda:
De jornalista da BBC a religiosa contemplativa: o trajeto espiritual de Martina Purdy https://t.co/7KT1WkIAeG pic.twitter.com/tBZxx4Miru
— ACI Digital (@acidigital) 12 de janeiro de 2016