Entre os dias 6 e 15 de abril, o maior encontro do episcopado brasileiro acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida. Trata-se da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). São esperados cerca de 320 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da entidade.

“A Assembleia é momento muito precioso para nossa Conferência Episcopal e para as igrejas particulares”, afirmou o Bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

De acordo com o Prelado, este evento é “um espaço de oração, partilha, estudos e convivência fraterna”, durante o qual “fortalecemos a comunhão entre nós bispos”.

Neste ano, o encontro do episcopado brasileiro abordará a missão dos leigos na Igreja e na sociedade, com o tema central “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”.

Os nossos leigos – considera Dom Steiner – têm papel muito importante na Igreja por conta da vocação que receberam pelo Batismo e pela Crisma. São convidados a ser testemunhas de Jesus crucificado e ressuscitado”.

O secretário geral da CNBB sublinha ainda que “neste Ano da Misericórdia somos convocados a pensar a missão do leigo na sociedade, pois são eles que levam o consolo, a misericórdia, o cuidado para com os pobres, os necessitados”.

Entre os temas prioritários previstos para a Assembleia, estão a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país.

Entre estes, destaca-se o novo volume da série Pensando o Brasil, que está sendo preparado e apresentará a visão do episcopado brasileiro acerca de temas da realidade do país.

Em 2014, na 52ª Assembleia Geral, foi elaborado o volume 1 do subsídio, que tratou dos “Desafios diante das eleições 2014”, com indicações para o pleito eleitoral que estava em curso. No ano passado, o texto abordou as desigualdades. Em 2016, os Bispos devem dar pistas para as eleições municipais.

De acordo com Dom Leonardo, a mensagem sobre as eleições buscará orientar os fiéis no momento do voto.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No texto, os Bispos irão tratar das crises e superações, com base no momento atual do país, refletindo “a partir do Evangelho, dos documentos da Igreja e do Magistério do Papa Francisco”.

Sessões de trabalho

A 54ª Assembleia Geral da CNBB iniciará no dia 6, às 7h30, com uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho e será aberta à imprensa. Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões.

Diariamente, os trabalhos da Assembleia Geral iniciarão com celebração da Missa com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida.

O retiro dos bispos começará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 12h, com uma Missa no Santuário de Aparecida.  O pregador será o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

No dia 12 de abril, terça-feira, às 18h, haverá sessão solene ecumênica.

A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 15 de abril, às 10h30.

Confira também:

Mais em