QUITO, 22 de abr de 2016 às 19:00
Há 110 anos uma litografia da Virgem da Dolorosa inexplicavelmente abriu e fechou os olhos diante de um grupo admirado de crianças de uma escola. Em sua visita ao Equador em julho de 2015, o Papa Francisco rezou ante a imagem e celebrou Missa ao seu lado.
Imagen de La Dolorosa hace 110 años abrió y cerró los ojos ante escolares en Quito, Ecuador pic.twitter.com/WlkvylZuBf
— David Ramos ? (@YoDash) 21 de abril de 2016
Cerca de 36 estudantes do colégio San Gabriel de Quito, enquanto jantavam no refeitório, observaram no dia 20 de abril de 1906 a Virgem da Dolorosa que, dentro do quadro pendurado em uma das paredes, abria e fechava os seus olhos. Isto aconteceu depois de cerca de 40 anos da volta da Companhia de Jesus ao Equador e da reinstalação do seu centro educativo.
Um dos alunos avisou ao sacerdote Andrés Roesh, encarregado da escola, e lhe disse que estava acontecendo “um prodígio”.
O inexplicável evento durou aproximadamente 15 minutos e alguns afirmam que a imagem também derramou lágrimas.
Depois de uma extenuante investigação, a autoridade eclesiástica local decretou no dia 31 de maio daquele ano que “o acontecimento, verificado no colégio dos jesuítas, foi comprovado como materialmente certo”.
“Pelas circunstâncias nas quais aconteceu”, afirma o decreto eclesiástico, o fato ocorrido no colégio San Gabriel com a imagem da Virgem “não pode ser explicado por meio de causas naturais” nem “pode ser atribuído a um influxo diabólico”.
“Como consequência deste acontecimento, podemos acreditar com fé puramente humana e, pelo mesmo, a imagem poderá ser venerada pela Igreja e podemos invocá-la com confiança especial”.
Com o passar dos anos, o colégio San Gabriel mudou de lugar e ficou longe do centro histórico, mas levaram a imagem ao seu novo local. Onde ocorreu o prodígio atualmente é uma capela.
Comedor escolar donde ocurrió el prodigio con la imagen de la Virgen Dolorosa en Quito es hoy una bella capilla. pic.twitter.com/x3Q0vuggTj
— David Ramos ? (@YoDash) 21 de abril de 2016
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Papa rezou ante a Virgem Dolorosa no Equador
Durante sua visita apostólica ao Equador em 2015, o Papa Francisco deixou um buquê de flores e rezou ante a imagem da Virgem dentro da Igreja da Companhia de Jesus.
Al visitar Iglesia de la Compañía en Quito (Ecuador) el Papa rezó ante imagen de La Dolorosa. Foto: @PapaFranciscoEc pic.twitter.com/T5sGOX6iXD
— David Ramos ? (@YoDash) 21 de abril de 2016
Na Missa que presidiu no Parque Bicentenário em 7 de julho, a imagem foi levada em procissão e o Santo Padre acompanhou a celebração.
La Dolorosa acompañó al Papa en la Misa en Parque Bicentenario en Quito, el 7 de julio de 2015. Fotos: @oss_romano pic.twitter.com/tR56tqWlCD
— David Ramos ? (@YoDash) 22 de abril de 2016
Confira também:
VIRAL: Imagem da Virgem Maria resistiu a terremoto e consola Equador https://t.co/yZD39jXT9f
— ACI Digital (@acidigital) 22 de abril de 2016