MEDELIM, 25 de mai de 2016 às 10:00
Na madrugada da segunda-feira, 23, desconhecidos profanaram a Eucaristia e roubaram vários cálices sagrados na Paróquia Nossa Senhora de Chiquinquirá, no município El Santuario, na Colômbia.
O Santuário é um município da região da Antioquia, localizado a 57 quilômetros da cidade de Medellín.
Ao parecer, assinala a nota da diocese de Sonsón-Rionegro, os ladrões permaneceram “a noite toda no templo quando o sacristão fechou as portas e danificaram a porta que dá acesso do altar à sacristia”.
Depois de roubar vários cálices sagrados, um cálice e duas custódias, uma das quais havia sido restaurada recentemente, arrombaram o sacrário principal do templo e deixaram as hóstias consagradas jogadas no chão.
A nota explica que o Bispo de Sonsón-Rionegro, Dom Fidel León Cadavid Marín, emitiu um decreto episcopal no qual reconhece a profanação e declara que os culpados pelo roubo foram excomungados, convidou ainda a comunidade à um ato penitencial que aconteceu na segunda-feira, às 18h, no templo paroquial.
“Durante estes dias prévios à Solenidade do Santíssimos Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi), ofereçam reparação contínua a Deus pela profanação cometida”, conclui o decreto.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em declarações ao jornal ‘El Colombiano’, o Pároco de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Pe. Luis Hernando Bustamante disse: “Estamos muito tristes e feridos, e como comunidade paroquial nos unimos em uma campanha de oração e que o malvado transforme seu coração e se converta”.
O jornal também informou que as autoridades civis e policiais iniciaram a investigação deste acontecimento.
Confira também:
Profanação de mais de 200 hóstias na Espanha para uma foto é um delito contra a fé https://t.co/NR5DNHYpx3
— ACI Digital (@acidigital) 24 de novembro de 2015