Na quinta-feira, 26 de maio, faleceu aos 100 anos na cidade italiana de Bergamo o Cardeal Loris Capovilla, que foi secretário pessoal do Papa São João XXIII durante todo seu pontificado.

O Cardeal Capovilla faleceu na clínica Palazzolo de Bergamo. Em outubro, completaria 101 anos. Ele foi criado Cardeal pelo Papa Francisco em 2014, como reconhecimento pelo seu serviço à Igreja.

O Papa Francisco enviou um telegrama com suas condolências a Dom Francesco Beschi, Bispo de Bergamo, no qual recordou o Cardeal Capovilla, “que na sua longa e fértil existência testemunhou com alegria o Evangelho e serviu docilmente a Igreja, no início na diocese de Veneza e, depois, com primoroso afeto junto ao Papa São João XXIII, de cuja memória foi zeloso guardião e profícuo interprete”.

“Em seu ministério episcopal, especialmente em Chieti-Vasto e em Loreto, foi sempre um pastor completamente voltado ao bem dos sacerdotes e fiéis, em um sinal de uma sólida fidelidade à bússola do Concílio Vaticano II”.

No telegrama, Francisco concluiu: “Elevo orações ao Senhor para que, por intercessão de Nossa Senhora e de São Marcos Evangelista, acolha este seu fiel servidor na alegria e na paz eterna e dou de todo coração a bênção apostólica a todos aqueles que sentem a sua ausência”.

Em 2014, quando tinha 98 anos e soube de sua criação cardinalícia, o então Dom Capovilla afirmou que “o Papa Francisco olhou para um sacerdote idoso e acreditou honrar através de mim a todos os sacerdotes mais humildes, que serviram a Igreja em silêncio. Sempre me senti como um servidor de Deus e me senti pequeno entre os pequenos. E servirei até que Deus me permita continuar servindo, amando, acreditando na unidade da família humana”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Loris Francesco Capovilla nasceu em Pontelongo, em 14 de outubro de 1915. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de maio de 1940.

Como sacerdote, colaborou com o Cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, eleito Patriarca de Veneza em 1953. No Patriarcado foi seu secretário pessoal durante 10 anos e, em seguida, serviu-lhe durante todo seu pontificado, ao assumir a Sé de Pedro com o nome de São João XXIII até 1963.

O sucessor de São João XXIII, Papa Paulo VI, nomeou-o Bispo de Chieti em 26 de junho de 1967 e o ordenou em 16 de julho desse mesmo ano. No dia 25 de setembro de 1971, foi designado Prelado de Loreto.

Confira também: