REDAÇÃO CENTRAL, 1 de jun de 2016 às 20:00
30 estados do México se manifestaram nesta quarta-feira, 1º de junho, contra o casamento gay, promovido pelo presidente Enrique Peña Nieto.
As manifestações procuraram expressar o massivo rechaço à proposta feita por Peña Nieto no dia 17 de maio, quando ofereceu incluir na Constituição do país o casamento gay e modificar o Código Civil Federal para que os casais homossexuais possam adotar.
A proposta de Peña Nieto foi rechaçada pelos bispos mexicanos e mais de mil organizações que decidiram formar a Frente Nacional pela Família (FNF).
Esta proposta de Peña Nieto sobre o casamento gay enfrenta ainda um projeto de reforma constitucional que busca tornar explícito na Carta Magna que o casamento é formado por um homem e uma mulher.
Esta proposta, apresentada pelo Conselho Mexicano da Família (ConFamilia), foi entregue ao Senado no fim do mês de fevereiro, junto com um abaixo-assinado com 240 mil assinaturas.
CitizenGO destacou em um comunicado que “desde que no dia 17 de maio o presidente anunciou a sua intenção de reformar a Constituição e mais de 90 mil pessoas já se manifestaram contra esta proposta através da petição eletrônico na página www.citizengo.org”.
“Por que Peña Nieto realiza este anúncio contra o sentimento da cidadania mexicana? Provavelmente tentava congraçar-se com a Corte Interamericana de Direitos Humanos”, expressou CitizenGO e assinalou como outra possibilidade que o presidente mexicano promova isto como “um pagamento antecipado do empréstimo de 88 milhões de dólares que o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou poucos dias depois”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Ou provavelmente procura passar pela história como um presidente ‘modernizador’, seguindo as instruções das Nações Unidas em Nova Iorque”.
De repente, o presidente mexicano não calculou que a sociedade mexicana “despertaria como fez”, assinalou a plataforma internacional.
Conforme informações de CitizenGO, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala e El Salvador organizaram manifestações no lado de fora das embaixadas mexicanas nos dias 1º e 2 de junho.
Papa ver o abaixo-assinado do CitizenGO e os cartazes com os lemas a favor da família, acesse: http://citizengo.org/es/34641-protejan-familia-no-aprueben-iniciativa-reforma-constitucional-propuesta-por-pena-nieto
Confira também:
México: 1.000 organizações se unem contra proposta de Peña Nieto de casamento gay https://t.co/y4zbOYvnMf
— ACI Digital (@acidigital) 28 de maio de 2016