DENVER, 2 de jun de 2016 às 18:00
James Dennis ficou cego quando era criança, afastou-se por um tempo da fé, mas escutou o chamado de Deus. Nesta semana, foi ordenado sacerdote em Kentucky, Estados Unidos, e assegura que graças à sua cegueira pode olhar a alma das pessoas.
O Pe. James recebeu a ordenação presbiteral em uma Missa presidida pelo Bispo de Owensboro, Dom William Medley, no último dia 28 de maio na Catedral de St. Stephen de Kentucky.
Pictured below with Owensboro's +Medley, James Dennis, blind since a child, ordained today: https://t.co/YMJu9yTGDr pic.twitter.com/9hIoPMixmg
— Rich Raho (@RichRaho) 28 de maio de 2016
Dennis nasceu em 1986, cresceu em uma granja e perdeu a visão em sua infância. Foi educado na fé católica, mas se afastou dela durante a adolescência. Quando estudava negócios na universidade, começou a participar da Missa na capela do campus. Aproximou-se mais de Deus, foi crismado e descobriu sua vocação à vida sacerdotal.
Entrou no seminário de St. Meinrad em 2009 e se tornou o primeiro seminarista cego desta instituição. Dennis contou ao jornal ‘The Western Kentucky Catholic’ que, como parte de sua formação, visitava hospitais, onde “fazia reflexões com as pessoas a partir da Liturgia das Horas”.
Também atendeu os migrantes que procuravam a paróquia Blessed Mother onde serviu o ano passado. “Eu faço parte das minorias e entendo o que é sentir-se assim”, comentou.
“Eu não julgo pelas aparências porque não posso ver. A primeira coisa que penso é na pessoa e olho para a sua alma. Jesus se aproximou de todo mundo, não semente das ‘pessoas normais’”, expressou.
O jovem manifestou que “o amor das pessoas de Deus e de nossa diocese me mantém motivado. A única coisa que quero fazer é levar a Jesus o seu povo e dar-lhes o consolo que Ele me deu”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Lying prostrate during #Litany of Saints during #ordination today! @BishopMedley1 pic.twitter.com/PwSdLpG01n
— Diocese of Owensboro (@Owensboro1937) 28 de maio de 2016
Dennis gosta de viajar de trem e com frequência viaja, pois quando ficou cego era o único modo de se transportar na granja. Quando era seminarista, encontrava-se com pessoas que se aproximavam dele para conversar neste meio de transporte.
“Alguns tinham se afastado da Igreja e se sentiam bem ao conversar com um estranho. Outros iam de vez em quando à Missa e apenas queriam conversar. Esta era uma oportunidade de evangelizar”, comentou.
Para Dennis não foi fácil lutar contra sua cegueira durante o seminário, mas também passou por momentos divertidos. Quando estava no segundo ano, estava encarregado de selecionar os paramentos que os sacerdotes usavam na Missa. Como era cego, não tinha que acender a luz e “deste modo ajudava a economizar na eletricidade”.
Em uma ocasião, enquanto trabalhava no escuro, escutou que a porta abriu, disse “olá” e escutou o grito de susto de um monge.
Confira também:
Era bombeiro e resgatou centenas de vidas, agora é sacerdote e salvará almas https://t.co/FR3Rk6yHk6
— ACI Digital (@acidigital) 2 de junho de 2016