ROMA, 8 de jun de 2016 às 11:30
A Igreja na Mongólia foi restabelecida no país há pouco mais de 24 anos e já se prepara para celebrar a primeira ordenação de um sacerdote nativo.
Joseph Enkh pronto será ordenado como el primer sacerdote autóctono de Mongolia, https://t.co/GIjA9gmWaY pic.twitter.com/B1wJh6As3T
— AyudaIglesNecesitada (@AyudaIglesNeces) 2 de junho de 2016
Em declarações à agência vaticana Fides, Pe. Prosper Mbumba, missionário congolês na Mongólia e membro da Congregação do Coração Imaculado de Maria, assinalou: “Teremos em breve o primeiro sacerdote natural da Mongólia: Joseph Enkh será ordenado sacerdote em Ulaan Baatar em 28 agosto de 2016, por Dom Wenceslao Selga Padilla, Prefeito Apostólico de Ulaan Baatar”.
“Este evento adquire uma particular importância para a nossa jovem Igreja refundada em 1992 e que hoje conta com pouco mais de mil batizados”, disse o Pe. Mbumba.
O missionário explicou que “a ordenação de um sacerdote nativo estimulará o sentido de pertença entre os mongóis e o entusiasmo por uma Igreja que por longo tempo foi vista como ‘estrangeira’”.
Joseph Enkh foi ordenado diácono em 11 de dezembro de 2014 em Daejeong (Coreia do Sul).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O futuro sacerdote serviu pastoralmente em diversas paróquias da Mongólia, país que conta com cerca de 20 missionários e 50 religiosas de 12 congregações.
“Os cristãos rezam muito pelo seu futuro sacerdote e as paróquias estão promovendo encontros de catequese, para oferecer à população uma melhor compreensão do ministério sacerdotal”, indicou o Pe. Mbumba.
Em todas as Igrejas da Mongólia, assinalou o sacerdote missionário, “será realizada uma novena em preparação à ordenação”.
Muitos fiéis continuam enviando mensagens ao futuro sacerdote “para que ele saiba que estão orgulhosos de sua vocação e que confiam na sua presença e na sua obra”, indicou.
“Agradecemos a Deus por este dom e por este entusiasmo”, concluiu o Pe. Prosper Mbumba.
Confira também:
Este novo sacerdote é cego e tem um dom muito especial https://t.co/nCIfSd4qAc pic.twitter.com/6J8kCzYsMz
— ACI Digital (@acidigital) 3 de junho de 2016