VATICANO, 17 de ago de 2016 às 12:00
Por meio de um Motu Proprio, o Papa Francisco instituiu no dia 17 de agosto o novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e nomeou como seu prefeito Dom Kevin Joseph Farrell, até então Bispo de Dallas, Estados Unidos.
Depois da criação do novo dicastério, o Arcebispo Vincenzo Paglia, até então presidente do Pontifício Conselho para a Família, foi nomeado Presidente da Pontifica Academia para a Vida e Chanceler do Instituto João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e a Família.
No Motu Proprio de criação do novo dicastério, publicado no dia 17 de agosto pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco indica que “a Igreja, mãe solícita, sempre, ao longo dos séculos, teve grande cuidado e respeito pelos leigos, pela família e pela vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso à humanidade”.
O novo organismo, explicou o Santo Padre, foi criado para adaptar “os dicastérios da Cúria Romana às situações de nosso tempo e encaixar nas necessidades da Igreja universal”.
“Em particular, o nosso pensamento se dirige aos leigos, à família e à vida, aos quais queremos oferecer apoio e ajuda, porque são testemunhas ativas do Evangelho em nosso tempo e expressão da bondade do Redentor”, indicou o Papa em seu Motu Proprio.
O dicastério vaticano começará seus trabalhos no dia 1º de setembro deste ano, com a definitiva cessação dos dicastérios do Pontifício Conselho para a Família e do Pontifício Conselho para os Leigos.
O Papa Francisco nomeou como Prefeito do novo dicastério Dom Kevin Joseph Farrell, de Dallas, um norte-americano de ascendência irlandesa – nascido em Dublin (Irlanda), irmão de Dom Brian Farrell, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Antes de servir na Diocese de Dallas, Dom Kevin Joseph Farrell foi bispo auxiliar de Washington.
Em um comunicado publicado pela Diocese de Dallas, Dom Farrell expressou seu agradecimento e pediu orações “para este início do próximo e inesperado capítulo do meu sacerdócio”.
“Espero fazer parte do importante trabalho da Igreja universal na promoção do laicato e seu apostolado para o cuidado pastoral da família e apoio à vida humana de acordo com a última exortação apostólica do Papa, Amoris Laetitia, a Alegria do Amor”, assinalou.
Confira também:
Vaticano anuncia novo dicastério “Leigos, Família e Vida” para em 1º de setembro https://t.co/gkBLJ3A1pO pic.twitter.com/aPld8S3JDE
— ACI Digital (@acidigital) 7 de junho de 2016